O Barro de A a Z

Setúbal - Setúbal
Azeitão, PortugalSetúbal
Site Clique para e-mail

Informação

Com uma grande carga estética, descritiva e histórica, o azulejo constitui uma das produções artísticas mais originais da cultura Portuguesa. Através do azulejo podemos conhecer gostos e a mentalidade de uma época. Para além da sua beleza estética, o azulejo mais parece um livro ilustrado que nos faz viajar no tempo. Esta tradição ainda perdura no nosso País, havendo ainda quem produza azulejos de modo artesanal, recorrendo aos métodos tradicionais europeus de fabricação utilizados desde o século XVIII.
A Azulejos de Azeitão garante a preservação deste património, fazendo azulejos pintados à mão plena, que reproduzem desenhos antigos de, não só os países europeus, mas islâmicos e chineses. Fazem ainda telhas de alívio com diferentes esmaltes coloridos.

Esta atividade é composta por três fases distintas, onde os participantes poderão conhecer desde o fabrico do azulejo, até à fase final de pintura, sempre através de métodos tradicionais.
Começamos pela fase de fabrico do azulejo, onde são explicados os dois processos utilizados na Azulejos de Azeitão. São então demonstradas a técnica da Majólica (azulejo plano) e a de Aresta (Mouriscos).
Segue-se uma explicação sobre os processos de secagem e cozimentos. Os participantes executam as duas técnicas, criando assim um azulejo em barro.
Na segunda fase da atividade, passaremos à vidragem do azulejo através da técnica de Majólica, e onde o participante vidrará um azulejo.
Por fim, passaremos à fase da pintura, onde será explicada a técnica da Majólica e será pintado um azulejo por cada participante.

Mais informações: www.morus-rubra.pt

Enviado 12/05/2017 por: filomena-bras

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Setúbal

Cidade Online

Escolha o Idioma