Artigo já terminou no dia 21/04/2014
19 Mar 2014 » 21 Abr 2014

Parque da Pena distinguido com “JARDIM DE CAMÉLIAS DE EXCELÊNCIA”

Sintra - Palácio da Pena - Sintra
Palácio Nacional da PenaSintra - Palácio da Pena

Informação

O Parque da Pena (Sintra) recebeu, no dia 14 de março 2014, em Pontevedra (Espanha), a distinção de “Jardim de Camélias de Excelência” pela International Camellia Society (ICS), durante o Congresso bianual desta associação. Esta distinção, de que não havia ainda qualquer exemplo em Portugal, torna o Parque da Pena membro de uma rede internacional de jardins de excelência no que se refere à sua coleção de Camélias.

O projeto da Parques de Sintra para a identificação botânica das Camélias do Parque da Pena, que levou a esta classificação como Jardim de Excelência, vem sendo desenvolvido desde 2009 com o apoio da Associação Portuguesa de Camélias.
Os objetivos principais consistem na preservação do valor patrimonial e cultural da coleção desta espécie em Sintra, bem como na sua promoção e divulgação. O projeto implica o estudo, classificação e recuperação da extensa coleção, que inclui 2.258 exemplares concentrados principalmente em quatro locais do Parque da Pena: Jardim das Camélias, Jardim Rainha D. Amélia, Jardim da Condessa d’Edla e Alto do Chá.

Atualmente estão identificadas 285 cultivares, pertencentes a 5 espécies diferentes: Camellia japonica, Camellia reticulata, Camellia sasanqua, Camellia sinensis eCamellia rusticana.
Este estudo materializou-se através da colocação de placas de identificação botânica nas cameleiras já estudadas, o que permite aos visitantes disfrutar destas flores conhecendo o nome da espécie, a cultivar a que correspondem, a sua origem e ainda a descrição da flor de acordo com o registo internacional de camélias disponibilizado pela International Camellia Society.

Leia Também

publicado 19/03/2014

Mapa

Sintra - Palácio da Pena
19 Mar 2014 » 21 Abr 2014

Cidade Online

Escolha o Idioma