“Pequenos (grandes) gestos” pelo Ambiente

Cascais
Cascais

Informação

Munícipes comprometem-se pelo ambiente

A decorrer até ao final do mês no Mercado da Vila, em Cascais, a Campanha “Pequenos Gestos” pretende sensibilizar a comunidade para a redução da utilização do plástico. Durante este mês, realizaram-se já, no Mercado da Vila, três ações de oferta de kits sustentáveis (dia de arranque e dois sábados). As próximas ações de entrega de sacos gratuitos decorrem nos dias 24, 25 e 31 de outubro.

Seguindo o lema “Pequenos Gestos”, a campanha traduz-se num pequeno gesto pedido aos munícipes, o qual consiste na resposta a um questionário com adoção de um compromisso que contribua para a redução da utilização do plástico, a bem do planeta. Do lado do município, o pequeno gesto é a oferta de um kit sustentável composto por 1 saco exterior e 5 sacos interiores feitos de algodão sustentável (GOTS) de tamanhos diversificados para compras diversas.

No total foram já entregues 840 kits de sacos reutilizáveis aos cidadãos que se comprometeram em mudar hábitos a bem do planeta. Este kit de sacos, para além de amigo do ambiente – é um produto certificado, ambientalmente e socialmente responsável que teve a “ajuda” de 7 Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho (IPSS*) na produção de mais de 1000 sacos do pão.

Mas qual o compromisso assumido pelos cidadãos até agora? Os números falam por si:

A maioria das pessoas, 34,8%, sensíveis ao tema e tendo já adotado os demais compromissos, optou por escolher o compromisso 6 – Substituir escovas de dentes de plástico.

No total, 15,8?s pessoas comprometeram-se a usar sacos reutilizáveis (1), enquanto 14,7% optou por se comprometer a “Não usar palhinhas de plástico” (2). No ranking dos compromissos surgem “Diga não aos talheres e copos de plástico” com 13?s escolhas (4), “Comprar produtos a granel”, com 10,9% (3) e, finalmente, “Usar cantil/ garrafa de vidro – 10,7%” (5).

As grandes mudanças começam com “Pequenos Gestos”, pormenores que com o tempo nos dará uma sociedade mais sustentável. Mais verde.Durante o mês pode também adquirir o seu kit sustentável na loja do Mercado da Vila por 10€ ou trocando 20 citypoints (se ainda não é utilizador desta APP de Cascais saiba mais aqui https://www.cascais.pt/citypoints).

publicado 23/10/2020

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma