Porto de Pesca da Azenha do Mar

São Teotónio - Odemira
Azenha do MarSão Teotónio
Site

Informação

O lugar da Azenha do Mar, pertencente à freguesia de S. Teotónio, é uma comunidade recente, formou-se por volta da década de 1960, quando surgiu a ideia e a hipótese de ter melhor vida na apanha das algas. Então, tal como no restante mundo rural, os camponeses sem propriedades, enfrentavam duras condições de vida e sem alternativas de rendimentos que não fosse a emigração para os centros urbanos ou para o estrangeiro. Foi então que por esta altura surgiu um homem cuja origem é incerta e que fomentou a ideia de que a apanha das algas dava dinheiro.

Assim este local dispondo de uma enseada protegida por altas falésias e de fácil acesso, contando com uma nascente de água potável e a passagem de um pequeno Ribeiro, que fertilizava terra arável, começou por ser ocupado gradualmente por famílias das redondezas que assim tentavam a sua sorte. O nome do lugar deve-se à existência de uma Azenha que com a força motriz da ribeira, servia para moer o cereal.

As suas características naturais onde predominam os rochedos "mar a dentro", o verde das arribas junto ao mar e o pitoresco das barracas dos pescadores, fazem deste aglomerado um símbolo da pesca artesanal que se pratica por estas paragens.

Por ali saboreia-se a verdadeira Caldeirada, o Sargo da Pedra e os Percebes, Navalheiras e Santolas mais saborosos da Costa Portuguesa,  argumentos que fazem desta pitoresca povoação piscatória um valioso património Alentejano, muito apreciado.

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
São Teotónio

Cidade Online

Escolha o Idioma