Artigo já terminou no dia 16/01/2021
09 Dez 2020 » 16 Jan 2021

Presépio de cortiça em Cantanhede

Cantanhede - Cantanhede
Largo Conselheiro Ferreira FreireCantanhede

Informação

Presépio de cortiça pode ser visitado no átrio dos Paços do Concelho

No átrio principal da Câmara Municipal de Cantanhede pode ser visitado, até ao próximo dia 6 de janeiro, um Presépio elaborado pelo artesão Samuel Machado.

Trata-se da representação da natividade e outras miniaturas executadas com mestria e imaginação, predominantemente com cortiça provenientes de rolhas de garrafas e outros materiais como cartão, tecido, madeiras e barro, totalmente reciclados para o efeito.

Licenciado em Animação Socioeducativa, com pós-graduação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, Samuel de Oliveira Machado tem um percurso profissional de mais de dez anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, do qual se destacam trabalhos como monitor de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas. 

Reciclar com cortiça é um projeto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações. 

Desde o início do projeto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato. 

Leia Também

publicado 09/12/2020

Mapa

Cantanhede
09 Dez 2020 » 16 Jan 2021

Cidade Online

Escolha o Idioma