"Revelacao – Manuscritos Sagrados de Santa Cruz de Coimbra"
Informação
Os manuscritos bíblicos constituem o núcleo mais extenso de códices do fundo de Santa Cruz de Coimbra, acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Esse núcleo abrange uma extensa tipologia de livros, incluindo o texto da Escritura, um importante conjunto de comentários, evangeliários, saltérios, glosas, assim como missais e outras compilações que contêm excertos bíblicos. A presente proposta expositiva, sinaliza mais de vinte manuscritos e um livro impresso em Santa Cruz, numa cosmogonia que relaciona diferentes tipologias de códices como Bíblias; Comentários dos livros Bíblicos; Ofício divino; Saltérios; e Constituições e história dos Cónegos Regrantes de Coimbra.
O restante Fundo de Santa Cruz na Biblioteca Pública Municipal do Porto (mais de noventa códices em pergaminho) será explorado através de um caderno de sala com textos dos curadores Rita Roque e Jorge Sobrado, do consultor científico José Meirinhos e de diferentes especialistas convidados: Agostinho Figueiredo Frias, Luís Correia de Sousa, Matilde Leite, Maria Adelaide Miranda e Maria de Lurdes Correia Fernandes. Ao longo da exposição, podemos encontrar citações provenientes dos textos divinos e de diferentes autores como Walter Benjamin, Dietrich Bonhoeffer ou Cristina Campo, acompanhados de um vídeo em formato de diaporama que explora a imagética medieval e as suas formas sagradas e profanas.
O corpo expositivo conta ainda com uma série de painéis com imagens de grande dimensão e uma paisagem sonora inédita encomendada à harpista Angélica Salvi, com sonoplastia de Alexandre Soares. Para além da importância do próprio texto da Bíblia, a exposição «Revelação» explorará a funcionalidade dos códices e a sua materialidade; as condições e ritmos da cópia e decoração; e os tempos e locais de leitura. Será apresentado um programa paralelo de atividades didáticas na relação com o Scriptorium desenhado pela arquiteta Inês Morão Dias, contando com oficinas de escrita do artista/copista em residência, Tiago Rodrigues, da oficina Pergaminho Vanguarda, num convite à participação pública para um exercício de escrita a partir do texto do «Apocalipse» de João de Patmos, na tradução de João Ferreira Annes d’Almeida.
Curadoria: Rita Roque e Jorge Sobrado
Consultor Científico: José Meirinhos
INAUGURAÇÃO — 21 FEV — 18h
Entrada livre
TER — DOM
10h—17h30
Quer receber mais sugestões como esta no seu e-mail?
Receba as Novidades do oGuia no seu e-mail