Rota das Tabernas
Informação
Proliferaram como espaços de venda a retalho, de produtos alimentares, designadamente, produtos locais e regionais, com evidência para o vinho, tornando-se pólos de sociabilidade, sobretudo, entre as classes populares. Acentuadamente marcantes na época pós-revolução industrial, intensificaram-se, também, com o ambiente criado pela vida académica, nas vilas e cidades com estabelecimentos de ensino.
A cidade de Coimbra foi pródiga em tabernas. Espalharam-se pela urbe e conciliaram, no seu seio, as diferentes peculiaridades que abraçam os estabelecimentos comerciais. Registam, no seu passado, momentos de relevante valor histórico, que manifestam as vivências e os protagonistas das gerações que as utilizaram e que fazem parte integrante da História de Coimbra.
Pretendendo preservar a identidade e memória citadinas, torna-se evidente manter esta herança, que tem resistido à avalanche demolidora de snacks, de cafés, de pubs e de pensões.
Com o objectivo de transmitir o património recebido e usufruir, no presente, do modus vivendi deste característico sector social de Coimbra, o Município encetou um levantamento exaustivo, tendo encontrado três dezenas de estabelecimentos em pleno funcionamento.