Santa Maria da Feira entregou mais 234 novos computadores às escolas

Santa Maria da Feira
Santa Maria da Feira

Informação

Uma semana após o início das atividades letivas à distância e em jeito de balanço, a Câmara Municipal entregou, neste segundo confinamento, mais 234 computadores e 400 cartões de acesso à internet que cedeu aos agrupamentos de escolas do concelho para minimizar as dificuldades sentidas pelas famílias. Entre o primeiro e o segundo confinamento, a autarquia adquiriu, entre computadores, tablets, routers e cartões de dados, um total de 2 440 equipamentos informáticos. 

Pela proximidade à realidade escolar e pelo conhecimento das necessidades dos alunos, é aos agrupamentos de escolas que cabe a gestão do empréstimo de todos os equipamentos informáticos e de acesso à internet cedidos pela autarquia, independentemente do nível de ensino. Neste momento, frisa Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal, “não temos indicação de faltar qualquer material nas nossas escolas”.

De referir que a Câmara Municipal tem competência direta e responsabilidade pelo pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, no entanto, e considerando que, como frisou o autarca, o “importante é proporcionar a todos os estudantes do concelho de Santa Maria da Feira, as condições necessárias para um acesso equitativo à Educação”, a Câmara adquiriu computadores que os agrupamentos cederam aos alunos que deles precisavam. Emídio Sousa considera que o processo de aquisição de novos computadores por parte do Governo foi “mal conduzido e que teria sido mais vantajoso se tivesse havido o envolvimento de todos os municípios e pecou, uma vez mais, por tardio”.

Na primeira fase do ensino à distância, num universo de cerca de 14 000 alunos no concelho, do 1º ciclo do Ensino Básico ao Secundário, os agrupamentos identificaram a necessidade de 2 501 computadores e a Câmara e empresários do concelho, reuniram 2206 equipamentos.

Para este novo momento de ensino à distância, foi apontada a necessidade de 697 computadores e 400 ligações à internet. A Câmara Municipal conseguiu colmatar, na íntegra, o reforço da internet nas casas dos estudantes, e cedeu mais 234 computadores. As restantes faltas foram suprimidas pelas escolas.

Leia Também

publicado 17/02/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma