Artigo já terminou no dia 22/11/2019
16 Nov 2019 » 22 Nov 2019

Semana do Mar

Viana do Castelo - Viana do Castelo
Viana do CasteloViana do Castelo

Informação

Viana do Castelo comemora a Semana do Mar de 16 a 22 de novembro

A programação da Semana do Mar inclui visitas, experiências náuticas, saídas de campo, ateliês e aulas a bordo, com o objetivo de promover a literacia das diversas camadas da população para a importância que o Mar de Viana do Castelo teve na nossa história comum e a perspetiva de que é absolutamente determinante para o sentido de desenvolvimento que se pretende para o nosso território.

Assim, a 16 e 17 de novembro, o público é convidado a participar numa visita livre ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e ao Farol do Montedor (entre as 10h00 e as 12h00, e entre as 14h00 as 16h30) que é o farol mais setentrional do país, tendo entrado em funcionamento a 20 de março de 1910. No sábado, dia 16 de novembro, das 14h30 às 16h30, o Darque Kayak Clube, também parceiro da Semana do Mar, irá promover uma experiência náutica.

Na terça-feira, 19 de novembro, das 10h00 às 12h00, os alunos do 1º Ciclo participam numa saída de campo intitulada “Castelo de Neiva de fio a pavio”. Quarta-feira, dia 20 de novembro, das 14h00 às 15h00, será promovido o atelier “Remar contra o plástico” no Centro de Mar, instalado a bordo do navio Gil Eannes.

No dia 21 de novembro, quinta-feira, das 10h30 às 11h30, estudantes do 2º e 3º ciclo marcam presença na saída de campo “À descoberta das Dunas”. O programa encerra na sexta-feira, 22 de novembro, das 10h30 às 11h30, para alunos do 1º ciclo, com a aula a bordo “O Mar e a Pesca”, no Centro de Mar.Recorde-se que Viana do Castelo detém três unidades de paisagem principais com especificidades próprias e que requerem abordagens científicas dedicadas. A promoção da literacia científica da população, pela sua aproximação à Ciência, aos cientistas e ao seu método, a divulgação dos trabalhos de investigação em desenvolvimento na região e dos seus resultados, e a promoção de atividades de Ciência Cidadã são objetivos que o Município pretende cumprir.

O Observatório do Litoral Norte – Laboratório para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo pretende constituir-se como um espaço de valorização turístico e educativo dos valores naturais e culturais patrimoniais do Mar de Viana do Castelo (ambiente marinho – infralitoral ao intertidal; e de transição – praia e duna), mas também de promoção e aprofundamento do conhecimento no domínio científico e/ou temático do Mar. Para além da promoção da literacia do Mar, pretende reforçar o esforço de investigação sobre o Mar de Viana do Castelo e contribuir para a aproximação dos cientistas às comunidades escolares e à população, aspetos essenciais para a promoção da proteção e conservação dos elementos naturais, e culturais classificados.

O Município de Viana do Castelo lembra que está em discussão pública, até 6 de dezembro, a proposta de Regulamento do Observatório do Litoral Norte – Laboratório Colaborativo para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo e que está disponível para consulta no Serviço de Atendimento ao Munícipe e na página eletrónica do município, em www.cm-viana-castelo.pt. Aproveite a Semana do Mar e exerça a sua cidadania. Participe na discussão pública e nos eventos que estamos a promover.

publicado 05/11/2019

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Viana do Castelo
16 Nov 2019 » 22 Nov 2019

Cidade Online

Escolha o Idioma