Artigo já terminou no dia 18/05/2024
11 Mai 2024 » 18 Mai 2024

“The Guitar Barrel Project – As Guitarras do Marquês”

Palácio Gama Lobo - Loulé
R. de Nossa Sra. de Fátima, 8100 LouléPalácio Gama Lobo

Informação

De 11 a 18 de maio, a Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Criativo, apresenta a exposição “The Guitar Barrel Project – As Guitarras do Marquês”, que vai estar patente ao público no Salão do Palácio Gama Lobo, em Loulé.

Este projeto, idealizado pelo luthier Adriano Sérgio, consiste na criação de seis guitarras de autor, verdadeiras obras de arte, pelas mãos de 6 luthiers de renome mundial, feitas a partir de tonéis de vinho que, no século XVIII, pertenceram ao Marquês de Pombal.

Na busca por madeira de mogno para construir as suas guitarras, Adriano Sérgio deparou-se com um conjunto de pranchas, provenientes de antigos tonéis de vinho, no fundo de um armazém. Estes tonéis, desmontados, empoeirados e ainda impregnados com a essência do vinho, terão pertencido à propriedade do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Adriano compartilhou esta incrível descoberta com o colega e amigo Ulrich Teuffel e juntos desenvolveram a ideia do projeto, que busca honrar o contexto histórico desta madeira com cerca de 250 anos, conferindo-lhe um novo propósito e vida. Para tal, convidaram um seleto grupo de luthiers de renome internacional (Andy Manson, Claudio e Claudia Pagelli, Michael e Tania Spalt e Nik Huber) e desafiaram-nos a, no segredo dos seus ateliers, desenvolverem individualmente uma guitarra inspirada pela época, pelo Terramoto de Lisboa e pelo Iluminismo. O resultado? Um conjunto de verdadeiras obras de arte musicais e peças únicas de mestria artesanal.

A inauguração da exposção terá lugar no dia 11 de maio, pelas 16h00, com prova de vinhos de Carcavelos Villa Oeiras (um dos patrocinadores do documentário), conversa com os luthiers e exibição do documentário “The Guitar Barrel Project”, realizado por Hélder Faria e produzido por João Fonseca, da produtora Força Maior.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sábado, das 10h00 às 17h00. A entrada é livre.

Leia Também

publicado 10/05/2024

Mapa

Palácio Gama Lobo
11 Mai 2024 » 18 Mai 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma