Trilho das Minas de São Silvestre

Valença, Taião - Valença do Minho
TaiãoValença, Taião
Site Clique para e-mail

Informação

Um percurso de grande valor patrimonial e paisagístico marcado pelas minas de volfrâmio, os moinhos de água e a Aldeia de montanha de Gondelim.

A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse patrimonial e ambiental.

O primeiro atractivo do percurso é já no ponto de partida, junto à Capela da Srª do Socorro, um sobreiro secular com um perímetro de 4,5 m, 19 m de altura e uns impressionantes 20 m de diâmetro de copa.

O percurso segue pelas Azenhas do Bouço, um espaço onde sobrevivem ruínas de moinhos de água. Segue-se a Cova do Lobo e a antiga exploração mineira de volfrâmio do Mineral onde é possível apreciar as entradas das minas e várias construções e equipamentos da exploração.

O ponto que se segue é a aldeia de montanha de Gondelim, um castiço povoado, da freguesia de Cerdal, onde a rusticidade das casas, os extensos carvalhais, os pequenos taludes agrícolas e as serranias serpenteadas de rebanhos de ovelhas, cabras e os garranos selvagens são uma marca.

Percorridos os velhos caminhos de pastores o percurso dirige-se à Felgueira, já em Taião e de seguida a Taião de Baixo.

Leia Também

Mapa

Valença, Taião

Cidade Online

Escolha o Idioma