Trilho - Monte Brasil

Angra do Heroísmo - Angra do Heroísmo
Monte BrasilAngra do Heroísmo

Informação


Com uma vista imperdível da baía de Angra passa por um antigo paiol com as suas 4 torres e pela Ermida de Santo António da Grota, mandada construir em 1615. Sucedem-se as veredas em terra batida, sob coberto de grandes árvores, que o levam até uma zona de lazer, com parque infantil e de merendas.

De seguida o posto de vigia do Pico do Facho, com data de 1588, com a função de indicar o número, nacionalidade e tipo de embarcações que se aproximavam de terra, através de um sistema de bandeiras e balões. Adoptou mais tarde a denominação de Posto Semafórico.

Chega ao Forte da Quebrada, uma fortificação edificada pelos castelhanos para proteger este flanco do Monte Brasil, e sobe até ao topo do Pico da Vigia: uma construção, tipo bunker, onde se avistavam as baleias e alertavam para terra. A descida permite-lhe refrescantes vistas sobre o mar. Chega junto do miradouro da caldeira e depois a outro paiol de janelas gradeadas, do século XVII.

O Pico das Cruzinhas, com 168 m de altitude, é sem dúvida o mais visitado miradouro da ilha, com uma panorâmica impressionante sobre a cidade Património da Humanidade e costa sul da ilha. Em 1932 foi erigido um padrão, evocativo dos 500 anos da descoberta dos Açores.

O Monte Brasil é considerado o maior aparelho vulcânico litoral dos Açores. Este tipo de erupção ocorre habitualmente em águas pouco profundas, tendo numa fase inicial actividade explosiva, em consequência do contacto entre o magma e a água do mar. As cinzas que se depositam consolidam, formando "tufos".

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Angra do Heroísmo

Cidade Online

Escolha o Idioma