Turismo em Portugal: recuperação à vista

Informação

Boas praias, clima agradável, belos monumentos e uma gastronomia capaz de agradar até aos paladares mais exigentes, são apenas alguns dos muitos fatores que fazem de Portugal um destino frequentemente procurado pelos amantes de viagens. De facto, em 2019, Portugal ganhou o prémio de melhor destino do mundo - pelo terceiro ano consecutivo - atribuído pelo World Travel Awards.

Este reconhecimento mundial contribuiu, largamente, para que, nos últimos anos, Portugal se tenha consolidado no topo das preferências de viajantes oriundos dos 4 cantos do mundo, que aqui chegaram atraídos pelo património cultural, pela nostalgia do fado e pelo paladar de um bom vinho. Não nos podemos esquecer, ainda, de todos aqueles que são amantes de desporto e que procuram Portugal pela adrenalina de poder surfar ondas de tirar o fôlego numa das muitas praias de norte a sul do país. Os amantes de desporto que não podem viajar, mas que querem colocar em prática os seus conhecimentos sobre o tema, podem sempre visitar sites como o apostas esportivas 24 e desfrutar da emoção do desporto na comodidade das suas casas.

Ao mesmo tempo, é verdade que o turismo não constitui propriamente uma novidade, já que há longas décadas que o verão português se caracteriza pela presença, por vezes em massa, de turistas ingleses e alemães. Ao longo da última década houve uma mudança no que diz respeito ao turista que escolhe Portugal como destino. Tal mudança deveu-se, indubitavelmente, aos investimentos efetuados no sector e, também, às próprias alterações no modo de viajar. O surgimento de companhias aéreas low cost, a expansão do airbnb, uma maior oferta cultural...todos estes fatores tornaram o nosso país num local "cool", capaz de atrair milhões de visitantes.

Segundo dados da agência de notação financeira DBRS Morningstar, Portugal recebeu, entre 2010 e 2012, uma média de 14 milhões de não residentes; em 2019 esse valor subiu para uns impressionantes 27 milhões.

Assim, não é de estranhar que o turismo (e atividades com ele relacionadas) representem 17% do Produto Interno Bruto nacional. Note-se ainda que este sector emprega 19% população activa e representa um peso de 20?s exportações feitas pelo nosso país.

Como tantos outros países - para os quais o turismo é uma alavanca económica essencial - Portugal foi fortemente prejudicado pela crise que se instaurou no sector do turismo, que surgiu em consequência das medidas impostas pelo governo com o intuito de travar os efeitos nefastos da pandemia como, por exemplo, o encerramento de fronteiras.

Porém, ainda que o cenário atualmente pareça pouco satisfatório, os especialistas da agência DBRS Morningstar concluem que, finda a pandemia, Portugal retomará o seu lugar como destino turístico para milhões de visitantes já que, segundo a mesma agência, os fatores que fazem de Portugal um país atrativo mantêm-se intactos. Assim, uma vez levantadas as restrições atualmente impostas, Portugal voltará a registar visitas em números semelhantes àqueles verificados pré-pandemia, segundo aquela agência.

Tal recuperação não será, contudo, alcançada já neste ano de 2021, uma vez que a situação sanitária se encontra, ainda, num momento muito crítico.

Outro dos fatores mencionados pelo relatório realizado pela DBRS Morningstar como sendo capaz de, marcadamente, influenciar a cadência e o ritmo da retoma da atividade turística no nosso país é a velocidade de vacinação da população.

Caso seja possível garantir a disponibilização rápida de vacinas a uma percentagem alargada da população, é possível que se verifique uma retoma célere do turismo e, obviamente, da economia no geral. De facto, de acordo com indicações do Banco de Portugal, o "início do processo de vacinação veio reforçar a confiança na recuperação económica".

Assim, ainda que a retoma da economia não seja total, referem os especialistas na matéria que 2021 apresentará resultados económicos bastante mais satisfatórios do que aqueles verificados no mesmo período de 2020.

Leia Também

publicado 07/04/2021

Cidade Online

Escolha o Idioma