Artigo já terminou no dia 31/12/2020
01 Jan 2020 » 31 Dez 2020

Viseu em 2020 promove o cinema e a fotografia

Viseu - Viseu
Viseu, PortugalViseu

Informação

A cidade de Viriato elege em 2020 o cinema e a fotografia como motes e expressões de valorização cultural, marketing territorial e promoção turística.

Surge assim o plano de ação “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação”, que além de definir os seus fundamentos e objetivos estratégicos, apresenta uma programação anual – algumas ações de âmbito mais alargado e por isso estendidas até 2021 -, proposta pelo Município de Viseu e a VISEU MARCA, com o apoio da Entidade Regional do Turismo do Centro e a Centro de Portugal Film Commission, contando ainda com o envolvimento e participação de um alargado conjunto de entidades locais e nacionais.

No ano em que se destaca o cinema e a fotografia, António-Pedro Vasconcelos, Mário Augusto e Nuno André Ferreira passam a integrar o grupo de “Embaixadores de Viseu”. 

O realizador António-Pedro Vasconcelos, o jornalista e escritor Mário Augusto e o repórter fotográfico Nuno André Ferreira assumem, agora, o compromisso de participar ativamente na promoção e divulgação de Viseu, colaborando na estratégia de programação e comunicação definida para este ano e impulsionando a promoção da cidade enquanto marca territorial e destino de excelência. Projetos e iniciativas com o envolvimento e participação dos Embaixadores integram o plano de ação para o ano que Viseu dedica ao cinema e fotografia, nomeadamente ao nível da formação e da produção de conteúdos.

Os três novos Embaixadores juntam-se, assim, ao grupo onde já figuram Diogo Rocha (Chef com Estrela Michelin), Paulo Sousa (treinador de futebol; ex-futebolista), Moullinex (Luís Clara Gomes, músico), Inês Mendes da Silva (empresária e influencer), Paulo Ferreira (jornalista), Katty Xioamara (estilista), Mário Trindade (atleta paralímpico) e Galo Cant’Às Duas (banda de rock alternativo/experimental).

A iniciativa de city marketing “Embaixadores de Viseu” foi instituída em 2017, pela Viseu Marca, ao qual se associaram um conjunto de personalidades viseenses (residentes ou não residentes), ou amigos com fortes afinidades a Viseu, com notoriedade e reputação pública em diferentes setores sociais e profissionais, disponíveis para ajudar a concretizar uma estratégia de valorização e desenvolvimento de Viseu, enquanto cidade sociocultural e destino turístico.

 

Objetivos estratégicos do plano:

1. Posicionar Viseu como destino turístico de excelência e território patrimonial, cultural e criativo (“instagramável”);

2. Qualificar a produção e difusão de imagens e filmes sobre Viseu;

3. Atrair importantes eventos profissionais ligados ao cinema e à fotografia;

4. Contribuir para a formação de uma cultura cinematográfica e fotográfica local;

5. Lançar as bases de uma imagoteca municipal (integrado no projeto do Museu de História da Cidade), gerando dinâmicas para incorporações e a compreensão social para a importância do património e memória visuais do território;

6. Estimular a emergência de talentos, projetos e competências de criação.

Leia Também

publicado 29/01/2020

Mapa

Viseu
01 Jan 2020 » 31 Dez 2020

Cidade Online

Escolha o Idioma