Viseu lança APP de visitas guiadas aos Museus e Centro Histórico

Viseu
Viseu

Informação

Já está disponível para download a nova APP do Município de Viseu. Chama-se WALK VISEU e coloca à disposição dos visitantes da Cidade-Jardim uma nova ferramenta que permite visitas guiadas seguras, e ao ritmo de cada um, aos Museus Municipais e Centro Histórico. Uma solução tecnológica, intuitiva e inclusiva com recurso aos seus dispositivos móveis.

Com a APP, em cada Museu Municipal – Museu de História da Cidade, Museu Almeida Moreira, Polo Arqueológico de Viseu (Coleção Arqueológica José Coelho), Casa da Ribeira, Museu do Quartzo, Museu do Linho de Várzea de Calde e Quinta da Cruz -, os visitantes têm a possibilidade de ler e ouvir a descrição de cada uma das salas, onde lhes são referenciadas informações chave para a compreensão das exposições.

No caso do circuito turístico pelo Centro Histórico, os visitantes têm acesso a 27 pontos de informação que podem selecionar através de um mapa da cidade, onde também verificam o local onde se encontram. “Trata-se de uma ferramenta com grande potencial e que chega no momento certo, tendo em conta a abertura gradual da economia e dos espaços culturais. Tenho a certeza que será de grande utilidade, numa fase posterior, também a quem nos visita de fora do país e poderá ficar a conhecer melhor toda a riqueza e património que Viseu tem para oferecer”, afirma Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal.

Toda a informação é disponibilizada de forma escrita e áudio em português, inglês, espanhol e francês. A APP possui, também, uma versão em português adaptada ao público infantil. Inclui, ainda, vídeo em Língua Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional. Para além disso, permite instalar apenas o idioma que o visitante pretende, ocupando o espaço essencial para o seu correto funcionamento. 

“Com a APP Walk Viseu damos mais um passo na integração das novas tecnologias no dia-a-dia do nosso concelho. Ainda assim, o aspeto que considero mais disruptivo na ferramenta é a sua orientação para a inclusão, estando disponível para ser utilizada por pessoas com necessidades especiais. A cidade de Viseu está preparada para ser fruída por todos”, salienta Conceição Azevedo.

O desenvolvimento da APP WALK VISEU foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da sua Linha de Apoio ao Turismo Acessível. Esta linha teve por objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.

Leia Também

publicado 08/04/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma