Artigo já terminou no dia 29/11/2021
24 Set 2021 » 29 Nov 2021

Visões de Dante. O Inferno segundo Botticelli

Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian - Lisboa
Av. de Berna, 45Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian

Informação

A Fundação Calouste Gulbenkian associa-se às comemorações que assinalam os 700 anos da morte de Dante Alighieri apresentando dois desenhos sobre pergaminho de Sandro Botticelli alusivos ao «Inferno» da Divina Comédia e provenientes da Biblioteca Apostolica Vaticana. A exposição inclui igualmente edições raras da obra referencial de Dante pertencentes a esta instituição e à Biblioteca Nacional de Portugal.

Contribuindo para explorar a história editorial da Divina Comédia como peça fundamental da sua fortuna cultural ao longo dos séculos, a exposição pretende abrir uma janela de reflexão sobre questões mais gerais: a relação entre imagem poética, iconografia artística e simbologia religiosa, bem como a inscrição da palavra poética na memória coletiva por meio da sua transmissão material.

Porque o universo dantesco atravessa o tempo, mantendo viva e atualizada a mensagem da Divina Comédia, assinala-se ainda a presença de obras de Auguste Rodin e de René Lalique da Coleção Gulbenkian e uma escultura e desenhos de Rui Chafes, em estreita referência ao «Inferno» de Dante.

A mostra inclui dois desenhos sobre pergaminho de Sandro Botticelli (1445-1510) alusivos ao «Inferno» de A Divina Comédia, dois manuscritos de Jacopo della Lana e de Boccaccio, cedidos pela Biblioteca Apostólica Vaticana, um exemplar do manuscrito dantesco proveniente do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, que foi propriedade de Frei Manuel do Cenáculo, um conjunto de obras da Coleção Calouste Gulbenkian e uma escultura e desenhos de Rui Chafes, em estreita referência ao «Inferno» de Dante.

Curadoria: João Carvalho Dias

Exposição organizada pelo Museu Calouste Gulbenkian e pelo Programa Gulbenkian Cultura em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com a Universidade Católica Portuguesa.

Apoio: Embaixada de Itália e Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

10:00 – 18:00

Encerra à terça-feira

Leia Também

publicado 24/08/2021

Mapa

Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian
24 Set 2021 » 29 Nov 2021

Cidade Online

Escolha o Idioma