Ilha de Porto Santo

Porto Santo

guia para visitar o concelho

Ilha de Porto Santo

A Ilha de Porto Santo situa-se em pleno Oceano Atlântico, no Arquipélago da Madeira, a cerca de 50km de distância da Ilha da Madeira, a “pérola do Atlântico”. O arquipélago da Madeira está localizado a cerca de 1000km de Portugal Continental, sendo composto pela Ilha da Madeira, pela Ilha do Porto Santo, pelas três inabitáveis Ilhas Desertas e pela reserva natural das Ilhas Selvagens.

Conhecida por “Ilha Dourada”, devido à sua cor do seu solo, vegetação e às praias de areia fina (a principal com 9km de extensão), que contrastam com as praias de pedra da vizinha Ilha da Madeira, a Ilha de Porto Santo é famosa pelos momentos de pura calma e paz de espírito que proporciona, ocupando apenas uma área de 11km de comprimento por 6km de largura.

Este território já terá sido outrora conhecido por Romanos e Fenícios, contudo foi em 1418 que a descoberta oficial do arquipélago teve lugar, primeiro com Porto Santo pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, e no ano seguinte, a Ilha da Madeira com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo.
O plano inicial seria explorar ao pormenor a costa oeste de África, a mando do Infante D. Henrique, contudo devido às intempéries, os navegadores foram afastados da rota inicial, descobrindo aí a dourada Porto Santo.

Hoje em dia, Porto Santo está dotada dos mais variados serviços e infra-estruturas, mantendo a sua pacatez, onde o clima é o melhor aliado, com uma baixa pluviosidade, e as temperaturas se mantém amenas durante todo o ano, com uma excelente temperatura do mar, que usualmente oscila entre os 18 e os 22ºC. A Ilha é maioritariamente plana, estando o seu ponto de maior altitude situado a 517 metros, no Pico do Facho.
Os acessos à Ilha de Porto Santo fazem-se de avião, helicóptero via Funchal ou de ferry.

Diz-se que em Porto Santo terá habitado Cristóvão Colombo, estando aqui situada a casa construída no século XV, hoje em dia restaurada e visitável, onde terá habitado com Filipa Moniz, filha do governador.

Vale a pena conhecer o património da Ilha, de onde se destacam o Forte de São José do século XVIII, a Igreja Matriz de Porto Santo, o Museu Cardina ou o Cais Velho, bem como admirar o património natural, com paisagens de grande beleza, nos vários miradouros da ilha, como o do Pico do Castelo, do Pico das Flores, da Portela ou a magnífica Ponta da Calheta.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Ilha de Porto Santo onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Ilha de Porto Santo, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma