Oleiros
A primeira referência escrita relativa à vila de Oleiros data de 1194, não existindo muito material que possa auxiliar no posicionamento histórico desta vila, sabendo-se contudo, que durante a Idade Média, terá pertencido à Ordem do Hospital, e por ela terá sido desenvolvida.
Oleiros apresenta um interessante património religioso, como se pode observar na sua Igreja Matriz (século XVI e XVIII), na da Misericórdia datada do século XVI, ou a Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens (século XVIII).
O Património natural da região é uma dos maiores atributos desta vila, com locais aprazíveis como a Praia Fluvial, no aproveitamento da Ribeira de Oleiros, no sítio do Açude Pinto, muito frequentada durante o verão.
Símbolo patrimonial da região são os muitos Moinhos de Água espalhados pelo concelho, espelho da importante cultura do milho na região.
O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, existindo algumas unidades industriais de exploração do material e de outras especializações pela região, hoje em dia bem provida de meios de comunicação.
Na gastronomia tradicional da região de Oleiros encontram-se especialidades como o Cabrito estonado à moda de Oleiros, o Coelho à Caçador, a Perdiz assada ou as Trutas grelhadas, destacando-se também o Vinho Calum, cultivado na região, ao longo das margens da ribeira da Sertã. O vinho Calum é um tipo de vinho branco, muito ligeiro, de baixo teor alcoólico.
Locais que pode visitar
pontos de interesse no concelho
Onde Dormir
Depois de passear por lugares fantásticos em Oleiros, nada melhor que um merecido descanso...
Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única
Outros Concelhos
- Belmonte
- Castelo Branco
- Covilhã
- Fundão
- Idanha-a-Nova
- Oleiros
- Penamacor
- Proença-a-Nova
- Sertã
- Vila de Rei
- Vila Velha de Rodão
Regiões de Portugal
Já pensou onde quer ir na próxima viagem?
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!