Pinhel

Guarda

guia para visitar o concelho

Pinhel

Situada numa zona de extrema beleza natural, na região do Rio Côa e seus afluentes, a norte da cadeia montanhosa da Serra da Estrela, rodeada pela Serra da Marofa, a cidade sede de concelho de Pinhel vê no seu nome a influência da grande quantidade de Pinheiros da região.
Desde cedo que Pinhel, dada a sua proximidade com a fronteira Espanhola, marcou a sua importância estratégica defensiva, tendo mesmo o Rei D. Dinis, em inícios do século XIV, transformando-a numa imponente cidadela. De facto, durante o período medieval, surgiram por todo o concelho de Pinhel um conjunto de locais fortificados, de que se destacava o castelo de Pinhel, considerados pontos avançados de um sistema de fortificações mais amplo que incluía os castelos das povoações de Trancoso, Marialva, Guarda, Castelo Rodrigo, Almeida e Castelo Mendo.
Assim, o Castelo de Pinhel encima a lista do património que importa conhecer, a par da Gótica Igreja de Santa Maria do Castelo (século XIV), da Igreja da Misericórdia (século XVI) em estilo Manuelino, a Igreja e Convento de São Luís (século XVI) ou o Convento de Santo António. Destacam-se igualmente outros monumentos, como o antigo Paço Episcopal, um elegante edifício pombalino do século XVIII, ou o Solar dos Távoras (em Soupires).
Pinhel possui vários espaços verdes, destacando-se o Parque da Trincheira, a Praça Sacadura Cabral e o Largo D. Cristóvão de Almeida Soares.
Perto de Pinhel, num quadro paisagístico de grande beleza, encontra-se a aldeia medieval de Bogalhal Velho, hoje em ruínas.
Na parte norte do concelho de Pinhel situa-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, com as suas gravuras rupestres paleolíticas e paisagens naturais incomparáveis.
A Gastronomia tem igualmente grande peso na região, destacando-se os típicos enchidos de Pala, entre outros enchidos (morcela, bucho, chouriço assado), o cabrito assado, o cozido à portuguesa, bacalhau cozido e coelho à caçador. Tudo regado com o bom vinho da região.

Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Pinhel, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma