Torres Novas

Santarém

guia para visitar o concelho

Torres Novas

Torres Novas é uma bonita cidade Portuguesa do Distrito de Santarém, sede de concelho, situada bem na região Centro do País, é atravessada pelo agradável Rio Almonda, e emoldurada pelo fantástico Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Toda a região envolvente é de grande beleza natural, oscilando entre terras agrícolas com uma crescente industrialização que os bons meios de comunicação têm permitido nas últimas décadas, existindo contudo muitas pequenas e rurais aldeias pelas redondezas.

As origens de Torres Novas são bem remotas, existindo inúmeros achados arqueológicos testemunhado a existência de indústrias líticas (paleolíticas e neolíticas) implantadas na região em tempos tão antigos.
A fundação da povoação de Torres Novas é atribuída aos Celtas, no ano de 308 a.C. Onde hoje está o Castelo, é muito provável que tenha existido qualquer fortificação Romana, a julgar pela abundância de vestígios nas imediações, até pelo grande achado patrimonial das Ruínas Romanas Villa Cardílio.
A povoação foi várias vezes saqueada pelos árabes e pelos cristãos, tendo em 1148, o rei D. Afonso Henriques conquistado definitivamente Torres Novas aos Árabes, embora tempos conturbados tenham ainda existido.

Com tão rica história, esta cidade apresenta um vasto e interessante Património, não só no seu centro histórico, como em toda a sua envolvente, destacando-se o seu altaneiro Castelo, as Igrejas de São Salvador, de origens do século XIII, a do Carmo do século XVI, a de Santiago, a de São Pedro (século XIV), a da Misericórdia (século XVI), a Capela de Santo António (é o que resta de um antigo Convento), a Ermida de Nossa Senhora do Vale de fundação bem antiga, dizendo-se mesmo que data do período de ocupação Visigoda da região.

A cidade apresenta agradáveis espaços verdes e de lazer, como é o caso do Parque da Liberdade e dos Jardins do Castelo, das Rosas e o Jardim Maria Lamas.

O interesse museológico é também elevado, destacando-se o Museu Municipal Carlos Reis, grande pintor local, dedicado à história da região, arqueologia e arte sacra, e também o Museu Etnográfico da Região de Torres Novas, dedicado à etnologia e à arqueologia industrial.

Anualmente em Julho, as Festas da Cidade e em Outubro, a Feira dos Frutos Secos, reúnem um grande número de locais e visitantes, orgulhosos do património rico da região.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Torres Novas onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Torres Novas, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma