Vila Franca de Xira

Lisboa

guia para visitar o concelho

Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira é uma bonita cidade, sede de concelho, da região da Grande Lisboa, situada na margem direita do rio Tejo, caracterizada pelas suas férteis planícies, as lezírias, e pela sua faceta agrícola, tão ligada aos cavalos e aos touros.

Os vestígios de ocupação humana datam de épocas bem antigas, mesmo do paleolítico inferior, que aqui encontrariam boas condições de sobrevivência com a fertilidade dos terrenos e a grande provisão do rio Tejo. A época romana marcou igualmente a região, que teria na altura uma forte actividade comercial por estas paragens.
Desde sempre esta foi uma região que atraiu populações, rurais e piscatórias e já no inicio do século XIX, ficou marcada pelas invasões francesas, iniciando-se então o sistema defensivo construído em grande sigilo entre 1810-1812, para fazer face ao invasor francês e que haveria de ficar conhecido por linhas de Torres Vedras.
Ainda no século XIX decorreu em Vila Franca de Xira um golpe de estado comandado por D. Miguel, conhecido como a “vilafrancada”.

Para além da forte presença taurina e equestre em Vila Franca de Xira, como é visível em quase todos os cantos da cidade, tendo o seu expoente máximo na Praça de Touros, com um interessante Museu Etnográfico, mas também nas muitas ganadarias e nos Centros Equestres da Lezíria Grande e do Morgado Lusitano, a cidade apresenta muitos mais monumentos dignos de registo. As suas casas simples e rurais coabitam hoje com casas senhoriais dos senhores donos das terras “grandes”, ao lado de prédios e edifícios descaracterizados do século XX, e também de monumentos como as Igrejas Matriz (1677) e da Misericórdia, o bonito Pelourinho Manuelino, o Edifício dos Paços do Concelho de 1893, a bonita Estação de Caminhos de Ferro com interessantes painéis de azulejos, ou o Convento de Santo António.

Bem próximo e a não perder é o mais antigo Santuário da região, o Santuário do Senhor da Boa Morte, no cimo de um monte e com uma vista magnífica sobre a cidade e o fantástico estuário do Tejo.

Anualmente em Julho têm lugar a popular Festa do Colete Encarnado, onde Vila Franca de Xira respira a sua essência e homenageia o campo e o campino, com corridas de toiros, espectáculos, muita comida e bebida, reunindo um grande número de visitantes.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Vila Franca de Xira onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Vila Franca de Xira, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma