Distrito de Aveiro

O Distrito de Aveiro pertence à província tradicional da Beira Litoral e localiza-se, na sua maior parte, abaixo dos 100 m de altitude, ocupando uma planície costeira que chega a ter cerca de 40 km de largura, na parte sul do distrito. A paisagem desta planície é dominada pela Ria de Aveiro e pelos rios da bacia hidrográfica do Vouga. Para oriente e para norte, o relevo torna-se mais acidentado, subindo-se ainda no distrito de Aveiro até às alturas das serras do Caramulo e da Arada, estendendo-se mesmo até à serra do Montemuro, a nordeste.

O nome Aveiro deve-se à existência de numerosas aves palmípedes que povoavam esta área lagunar. O seu primeiro nome terá sido Aviarium.

O litoral é arenoso, em paisagem típica de zona lagunar, com um cordão dunar de espessura variável a separar as águas calmas da ria de Aveiro, onde deslizam os coloridos barcos moliceiros, das águas bravas do oceano atlântico.

A Ria e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto são pontos de interesse que nenhum visitante deve deixar de conhecer.

A gastronomia de Aveiro é rica e variada. As caldeiradas de enguias, a raia em molho de pitau, as enguias de escabeche, as espetadas de mexilhão e um sem número de outras deliciosas iguarias provenientes do mar e da ria fazem as delícias da mesa aveirense. Os ovos moles são o símbolo de Aveiro por excelência.

Reservas com as melhores tarifas

Sugestões para o Lazer