Abrantes
Informação
De facto, as origens de Abrantes estão perdidas no tempo, tendo sido conquistada aos Mouros pelo primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques que, em 1173 doa a povoação à ordem de Santiago da Espada.
Devido à sua estratégica localização sobre o Rio Tejo, Abrantes foi de suma importância militar, sobretudo na época da Reconquista e durante as Invasões Francesas, como ainda hoje nos conta o seu Castelo.
A sua localização fez igualmente com que Abrantes fosse um importante porto fluvial estratégico no comércio tradicional, com destino a Lisboa, até aos anos 70.
O Centro Histórico da cidade é constituído por casario de traça antiga, florido, tendo mesmo outrora sido considerada a cidade mais florida do País, e vale a pena visitar o seu Património edificado, começando pelo Castelo, e seguindo pelas Igrejas de Santa Maria do Castelo (século XV), de São Vicente, de São João Baptista, ou a da Misericórdia, bem como os Conventos de Nossa Senhora da Esperança e o de São Domingos.
A merecer destaque está a Casa dos Almadas, outrora o Paço Real de Abrantes, e também a Casa da Câmara.
Abrantes apresenta também um interessante espólio museológico, patente no Museu D. Lopo de Almeida, localizado na Igreja de Santa Maria do Castelo e no Ecomuseu de Martinchel, a poucos metros da Barragem de Castelo de Bode, e também a Galeria Municipal de Arte, com diversas exposições temporárias.
Durante o mês de Maio, nas Festas da Cidade, têm lugar os concursos das Ruas Floridas, embelezando Abrantes ainda mais as suas ruas.
Bem tradicional em Abrantes, é a doçaria, famosa pelos seus doces regionais confeccionados à base de ovos e açúcar como as Tigeladas e a Palha de Abrantes.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única