6.0

Aguiar da Beira é uma lindíssima vila rural, sede de concelho, da região Centro do País, situada numa zona de grande beleza natural, a cerca de 781 metros de altitude.

A região tem sido ocupada pelo homem desde tempos pré-históricos, possuindo um importante legado patrimonial, destacando-se o Dólmen de Carapito do Período Neolítico, os sarcófagos e as sepulturas antropomórficas da região, os castros, aglomerados do Calcolítico, como o da Gralheira, o Castro das Abelhas, entre outros.
Pensa-se que castelo medieval de Aguiar foi construído sobre um castro pré-existente, ocupado por Mouros, tendo a povoação de Aguiar da Beira formado a partir desse castro e que ao longo dos tempos foi descendo para uma zona mais baixa.
Aguiar da Beira orgulha-se do seu interessante património, como é o caso do que resta do seu Castelo, muralha e da românica capela adjacente, da Igreja Matriz de São Pedro, da qual restam apenas ruínas, e das actuais Igrejas Paroquial de Santo Eusébio e a da Misericórdia (século XVIII), bem como de outros monumentos como a românica Fonte Ameada, a Torre de Relógio do século XV ou o Pelourinho Manuelino.

Bem próximas situam-se as Termas da Cavaca, na freguesia da Cortiçada, num lugar onde reina a paz de espírito, famoso pelas propriedades terapêuticas destas águas.

Aguiar da Beira é também famosa pela fertilidade do seu solo, cultivado desde remotos tempos, e produtor de célebre fruta e vegetais, destacando-se a maçã, batata e a castanha.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!