Faça a sua primeira viagem e ganhe 5€ com o código GUIADACIDADE

Descrição

Alcáçovas é uma lindíssima freguesia pertencente ao concelho de Viana do Alentejo, situada na imensa região Alentejana, plena de história, tradição e paz de espírito.

A freguesia de alvo casario rural animado por faixas coloridas que envolvem portas e janelas, é muito antiga e desde cedo povoada pelo homem. De facto, Alcáçovas situa-se no antigo itinerário romano que ligava Ebora a Salacia (Alcácer do Sal).
Após os conflitos entre Mouros e Cristãos, Alcáçovas foi repovoada em 1259, e já em 1290 o rei D. Dinis mandou reconstruir um dos castelos para servir de morada, reconhecendo a sua importância e beleza.
Alcáçovas tem o seu nome na história por aqui ter sido assinado o Tratado das Alcáçovas, a 4 de Setembro de 1479, colocando fim à Guerra de sucessão de Castela (1479-1480), garantido à Coroa Portuguesa o senhorio da Guiné, Madeira, Açores e a conquista do Reino de Fez, no norte de África, desistindo o Rei Afonso V para sempre das suas pretensões ao trono de Castela.

Alcáçovas apresenta um orgulhoso e interessante Património, de onde se destacam as belas Igrejas Matriz e da Misericórdia, ambas do século XVI, a Capela de Nossa Senhora da Conceição conhecida por “Capela das Conchas” (séculos XVII e XVIII), as belas Ermidas de São Pedro de Sequeiras, de São Teotónio, de São Geraldo, do Senhor da Pedra, ou a de São Francisco, o Convento de Nossa Senhora da Esperança do século XV, a Ponte Medieval de Pedra da Ribeira de Alcáçovas, edificada entre os séculos XV e XVI, e, claro, o Paço dos Henriques a residência real de Portugal no séc. XIV, onde se realizaram os casamentos dos pais de D. Manuel I de Portugal e da rainha Isabel I, a Católica de Espanha e onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas, mas que hoje em dia necessita de um restauro complexo.

Muito interessante é o Museu dos Chocalhos, que retrata um dos principais produtos feitos na freguesia desde tempos remotos,.

Em Álcaçovas situa-se o Monte do Sobral, um local secreto de reunião dos Capitães de Abril, nas vésperas da Revolução de Abril de 1974.


Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
vilavianaalentejoeborasalaciacapela