9.1

Alcongosta é uma típica vila serrana, bem no coração da Serra da Gardunha, pertencente ao concelho do Fundão, na região Centro do País, situada num verdejante local abençoado pela natureza, famosa pela grande produção de Cerejas e cestos de verga.

A vila está rodeada de verdejantes e floridos campos de cerejeiras, castanheiros e pinheiros, proporcionando paisagens maravilhosas, especialmente na Primavera.

Embora sem muitos dados históricos que o comportem, pensa-se que este território já seria ocupado pelo homem em épocas anteriores à formação da nacionalidade Portuguesa. Prova disso é o próprio topónimo que derivará da palavra latina "Congosta", que significa caminho estreito. Por aqui passava a via romana que ligava Alpedrinha a Alcongosta e da qual ainda existem vestígios.

Alcongosta orgulha-se das suas típicas ruas e casario serrano, rodeadas de terras de cultivo, e das suas tradições antigas, tão visíveis no artesanato aqui produzido. Destacam-se a Casa da Guarda, de onde se tem um maravilhoso panorama, a Igreja Matriz, as Capelas de Santa Bárbara, de São Sebastião e a do Espírito Santo, o já referido caminho romano, o agradável Parque de Merendas da Serra, e as muitas oficinas de artesanato que se encontram em toda a freguesia, especializadas nas vergas de souto, e também na feitura de instrumentos musicais artesanais.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!