8.7

São Gião é uma bonita aldeia pertencente ao concelho de Oliveira do Hospital, na região Centro do País, inserida no maravilhoso Vale do Rio Alva, numa região montanhosa, ainda pertencente ao grande Parque Natural da Serra da Estrela.

São Gião prima pelas fantásticas paisagens desta região montanhosa, plena de vales verdejantes, bosques e pinhais, e abundantes cursos de água cristalina.

O topónimo deriva de São Julião, o padroeiro da vila, com o tempo alterado para Santulhão e entretanto dando origem ao nome actual de São Gião.
São Gião possui um interessante Património, como a sua Igreja Matriz, também denominada por Catedral das Beiras, construída em 1795, as Capelas de Nossa Senhora da Criação do século VII, e a do Senhor dos Aflitos do século XIX, o Abrigo ou Capela das Almas, datada do Século XIX, construída no local onde antes existiu um nicho das almas.

Na aldeia e arredores existem diversas casas senhoriais, denotando a importância económica da aldeia, nomeadamente na vertente agrícola e pastoril, que aqui se verifica em produtos artesanais bem conhecidos, como afamado Queijo da Serra da Estrela.

Um dos grandes pontos de interesse desta bonita aldeia é a sua agradável Praia Fluvial de águas cristalinas, numa zona arborizada, perfeita para as mais variadas actividades, existindo aqui, inclusivamente, um Parque de Campismo, e outros pontos de alojamento e restauração.
A não perder são as Grutas Naturais do Penedo da Moura, de grande beleza.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!