7.9

A simpática Vila de Alpedrinha, fica situada na encosta da Serra da Gardunha, a cerca de 556 metros de altitude, tendo a seus pés toda uma planície de beleza única.
A paisagem de serra, as ruas sinuosas, as casas típicas recuperadas, fazem desta bonita vila um agradável ponto de interesse, rodeada de outros locais de grande beleza e forte património histórico, arquitectónico e social.

As origens da vila são remotas, existindo diversos vestígios do tempo de ocupação romana, mas também de ocupações ainda pré-históricas.
Alpedrinha é famosa por um dos seus naturais, D. Jorge da Costa, também conhecido por Cardeal de Alpedrinha ou por Cardeal de Portugal, que teve uma importante influência no não menos importante Tratado de Tordesilhas.

Em Alpedrinha são de destacar as muitas casas senhoriais, muitas delas hoje transformadas em unidades turísticas de qualidade, atestando o valor destas terras ao longo dos séculos, destacando-se também as igrejas Matriz e da Misericórdia (século XVII), as Capelas de São Sebastião, de Santo António, do Espírito Santo, de Santa Catarina, do Menino Deus ou a do Senhor da Oliveira.
As suas ruas típicas, com traçado medieval, de bonitas varandas, casas de cantaria, e recantos floridos, onde impera a paz de espírito, são outro dos importantes patrimónios de Alpedrinha, com orgulho nas suas muitas fontes e chafarizes como o chafariz do Espírito Santo, e o do de D. João V, a Fonte do Leão ou o Chafariz novo.

O espólio Museológico de Alpedrinhas é também rico, presente no Museu de Arte Sacra, na Igreja Matriz, no Museu da Liga dos Amigos de Alpedrinha, situado no edifício dos Antigos Paços do Concelho, ou no Salão de Arte José Parente Pinto, com uma interessante oficina de móveis embutidos. 

De salientar o Palácio do Picadeiro, onde ao subir a calçada romana, deparamo-nos com a imponência de um edifício construído nos finais do séc. XVIII. Este solar barroco propõe ao visitante uma viagem pelo território do concelho recorrendo às tecnologias virtuais. Percorra o caminho interior de Alpedrinha e descubra, passo a passo, os caminhos da transumância, a arte dos embutidos em madeira, aproveitando ainda a fantástica vista que o Palácio oferece da varanda panorâmica.

Posto de Turismo de Alpedrinha

Palácio do Picadeiro | Largo D.  João V | 6230 – 066 Alpedrinha

Telf: 275 561 121 |  palaciopicadeiro@fundaoturismo.pt

Horário de Funcionamento

Verão: Terça-feira a Domingo: 9h30-12h30 | 14h00 – 18h00

Inverno: Terça-feira a Domingo: 9h00-12h30 | 14h00 – 17h30

Encerra: 25 de dezembro e 1 de janeiro 


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!