9.4

A Anta da Capela de Nossa Senhora do Livramento situa-se nas imediações da aldeia de São Brissos, concelho de Montemor-o-Novo, na calma e pacata planície Alentejana.

Esta é uma região com inúmeros vestígios de ocupação humana desde tempos muito remotos, e símbolo disso mesmo é este monumento megalítico, transformado em Capela no século XVII em honra a Nossa Senhora do Livramento.
A câmara do monumento megalítico original, em granito, constitui actualmente o átrio da capela, conservando-se ainda vestígios do corredor, a laje da cobertura e cinco esteios ainda visíveis, embora estejam pintados.

Este interessante Monumento foi até recentemente local privilegiado de romarias e peregrinações. De facto, segundo a tradição, levava-se toda a Segunda-feira de Páscoa borrego assado para degustar depois da missa. Na Quinta-feira da Ascensão juntavam-se grupos de pessoas para merendar.
Até à capela se efectuavam procissões a pedir chuva, em anos de seca.

Hoje em dia, para visitar o interior desta Anta/Capela é necessário marcar com antecedência.


A Lenda da Senhora do Livramento
Diz a lenda que a Senhora do Livramento e São Brissos tiveram um filho, mas esta foi traída com a Senhora das Neves. Em anos de seca, os locais transportam a imagem de Nossa Senhora do Livramento para a Igreja de São Brissos colocando-a de costas voltadas para o Santo, seu ex-amor, deixando o seu filho na capela.
São as lágrimas que verte por estar longe do seu filho, e perto de quem já não mais ama, que fazem com que chova.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!