7.8

A cidade de Aveiro é capital de Distrito, situa-se na região centro, tem cerca de 60 mil habitantes, é também sede de município, com uma área de 199 quilómetros quadrados e 73 626 habitantes, distribuídos por 14 freguesias. A elevação de Aveiro a cidade, verifica-se em 1759, no reinado de D. José I.

 

Aveiro, devido à situação geográfica, junto à Ria de Aveiro, com exploração das salinas, a pesca e o comércio marítimo, fixou a população nesta zona e já existia antes da formação da nacionalidade, vindo a ser elevada a vila, no século XIII, mas o primeiro foral atribuído à vila, data de 1515, no reinado de D. Manuel.

 

As condições privilegiadas desta população foram interrompidas no final do séc. XVI, quando se fechou o canal que liga a ria ao mar, impedindo a utilização do porto e provocando a estagnação das águas.

 

Situação, que durou praticamente dois séculos e afastou uma grande parte da população para outras zonas, uma vez que, desde as condições ambientais, com riscos para a saúde, à economia da região, foram muito afectadas. No início do século XIX, obras, orientadas pelo Engenheiro francês, Reinaldo Oudinot e pelo engenheiro português, Luís Gomes de Carvalho, resolvem, em dois meses, o problema.

 

Uma característica de Aveiro, era o barco Moliceiro, uma embarcação destinada à recolha e transporte do moliço, que cresce no leito da Ria de Aveiro, actualmente estes barcos fazendo visitas guiadas para turistas.

 

Património

Igreja de Jesus, Capela do Senhor das Barrocas, Capela de S. Gonçalinho, Igreja das Carmelitas, Igreja de S. Domingos, Igreja de Sto. António, Igreja do Carmo, Igreja da Nossa Senhora da Apresentação, Igreja da Misericórdia

Museus  

Museu de Aveiro (Santa Joana Princesa), Museu da República Arlindo Vicente, Museu de Caça e Pesca.

 

Gastronomia

Aveiro tem uma gastronomia variada, de que fazem parte, por exemplo, as caldeiradas de enguias, a raia em molho de pitau, as enguias de escabeche, as espetadas de mexilhão, o carneiro à lampantana (assado em caçoila de barro preto) ou o leitão assado.

 

Doces

Os ovos moles, em barriquinhas de madeira decoradas, ou com revestimento de hóstia, imitando formas marinhas, são símbolo de Aveiro.

 

Alojamentos

Hotel As Américas, Hotel Afonso V, Hotel Imperial, Hotel João Padeiro, Hotel Jardim Afonso V, Hotel Mercure Aveiro, Hotel Arcada, Hotel Moliceiro, Pensão Beira, Pensão Santa Joana, Pensão José Estêvão, Pensão João Capela, Pensão Estrela.

Albergue de Juventude de Aveiro, Parque de Campismo Orbitur, Parque de Campismo Municipal de Aveiro.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!