Baixa de Lisboa
Informação
Pack SLB: Visita ao Museu e ao Estádio da Luz + Oferta de Cachecol
A baixa de Lisboa, também chamada Baixa Pombalina por ter sido edificada por ordem do Marquês de Pombal, na sequência do terramoto de 1755, situa-se entre o Terreiro do Paço, junto ao rio Tejo, Rossio e Praça da Figueira.
A Baixa é formada por um conjunto de ruas rectas e perpendiculares organizadas para ambos os lados de um eixo central constituído pela Rua Augusta.
O monumental Arco da Rua Augusta marca a entrada na Baixa Pombalina. Os edifícios têm uma arquitectura semelhante, com rés-do-chão comerciais e andares superiores para habitação.
As dimensões de vãos e pés-direitos eram uniformes, o que permitiu a construção mais rápida com recurso a elementos pré-fabricados, como é o caso das cantarias das janelas de dois únicos tipos - um para as fachadas das ruas principais e outro para as fachadas das ruas secundárias.
A zona é um dos primeiros exemplos de construção anti-sísmica em Portugal, foi apreciada como candidata portuguesa à lista de Património Mundial em 2004, declarando-a superior às áreas planeadas em Edimburgo, Turim e Londres.
O coração de Lisboa, uma visita inesquecível.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única