7.6

A Barragem do Alqueva é a maior barragem de Portugal e o maior lago artificial da Europa, situada no rio Guadiana, em pleno Alentejo interior, bem próximo da fronteira Espanhola contando com mais de 1.000 km de margens e dezenas de ilhas e ilhotas.
A construção desta grande Barragem teve como propósito o regadio para toda a zona do Alentejo, através de uma estratégica reserva de água, e a produção de energia eléctrica, com vista á rega eléctrica, bem como a oferta de outras actividades complementares.
A subida do nível das águas, em Fevereiro de 2002, ao encerrar as comportas da barragem, fez desaparecer um habitat único nas margens do Guadiana, composto por moinhos de submersão, açudes e mesmo gravuras paleolíticas ao ar livre.
Actualmente, na Barragem do Alqueva, são possíveis as mais variadas actividades, permitindo a aproximação à natureza, momentos de lazer e relaxamento, e igualmente actividades mais radicais, podendo intercalar entre os diversos Desportos náuticos, a pesca, a caça, múltiplos passeios pedestres, BTT, o aluguer de barcos de pesca, entre tantas outras.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!