8.6

Barrancos é uma bonita Vila Alentejana, sede de concelho, situada na margem esquerda do Guadiana, bem próxima da fronteira Espanhola, facto que tem influenciado as vivências da região desde remotos tempos.

Habitada pelo homem desde tempos antigos, Barrancos foi conquistada pelas tropas de Gonçalo Mendes da Maia em 1167, e repovoada a mando de D. Sancho I, em 1200.
A povoação de Barrancos pertencia então a Noudar, antiga vila cujo castelo data do século XIV, hoje em ruínas, que com o passar do tempo foi perdendo a sua importância, tendo-se extinguido a vila em 1825.

Em Barrancos vale a pena apreciar a arquitectura típica destas paragens Alentejanas, de casario rural e simples, com monumentos como a Igreja Paroquial do século XVIII, o já referido Castelo de Noudar e a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, também em ruínas, ou conhecer o interessante Museu arqueológico e etnográfico de Barrancos.

A natureza circundante é generosa, avistando-se a extensa planície Alentejana, tantas vezes apelidada de Planície Dourada. O Parque de Natureza de Noudar situado na região pretende a preservação e divulgação desta natureza, num projecto de Ecoturismo com cerca de mil hectares que alberga diversas espécies de fauna e flora, aqui correndo dois rios, possibilitando visitas guiadas, alojamento, actividades de lazer, entre muitas outras valências.

Outro dos grandes legados de Barrancos é o seu rico Património Cultural, com características tão importantes como um dialecto próprio, o Barranquenho, leccionado na escola local, demonstrando a forte ligação com Espanha. De facto, a povoação mais próxima de Barrancos situa-se em Espanha, em Encinasola, a 9km de distância, enquanto que Santo Aleixo da Restauração, a localidade Portuguesa mais próxima dista 21kms.
Estes fortes legados culturais estão presentes em força nas tradicionais Festas de Agosto, em honra de Nossa Senhora da Conceição, famosas pela sua Tourada com touros de morte, ou na grande fogueira comunitária acesa na noite de 24 de Dezembro, no largo principal da vila.

Barrancos é igualmente famosa pela sua Gastronomia, nomeadamente pela sua carne de porco e derivados, com enchidos de qualidade, sobretudo o Presunto. Outros produtos são igualmente apreciados, como o queijo de cabra fresco ou azeitonas, parte importante da boa mesa Alentejana.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!