Beja
Informação
A cidade de Pax Julia terá sido fundada ou por Júlio César ou por Augusto. Foi capital do conventus Pacensis e administrou juridicamente uma das regiões que constituíam a província da Lusitânia (as outras duas capitais eram Santarém e Mérida). Foi também uma Civitas, ou seja, cidade responsável pela administração de uma região, e Colonia. Sem dúvida uma cidade elementar no funcionamento da grande máquina administrativa que foi a regionalização romana.
Conta a lenda que quando Beja era uma pequena localidade de cabanas rodeada de um compacto matagal. Uma serpente assassina era o maior dos problemas da população. A solução foi envenenar um touro e deitá-lo para a floresta onde habitava a serpente. É devido à lenda que um touro está representado no brasão de Beja.
Entre o património de interesse de Beja contam-se a Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz, a Igreja Matriz de Santa Maria da Feira, o Castelo e o Pelourinho de Beja, a Casa da Cultura, o Museu Jorge Vieira, o Núcleo Visigótico, o Museu Botânico, a Galeria dos Escudeiros, o Parque da Cidade. O Museu Rainha Dona Leonor foi criado em 1927 e 1928 no antigo convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem das Clarissas. O edifício (um convento franciscano) foi estabelecido em 1459 por Fernando de Portugal, Duque de Viseu e de Beja ao pé do seu palácio ducal. A colecção do museu divide-se em três áreas distintas; arqueologia, ourivesaria e pintura.
Entre os maiores eventos que Beja recebe todos os anos encontra-se a Ovibeja, uma feira de actividades agrícolas, pecuárias, artesanais e turísticas.
Actualmente, está a ser construído o Aeroporto Internacional de Beja, com o objectivo de captar investimentos estrangeiros. Crê-se que o Aeroporto vá fazer crescer a cidade economicamente.