8.4

A bonita vila da Calheta, sede de concelho, situa-se na bonita costa sul da maravilhosa Ilha de São Jorge, Arquipélago dos Açores.
Fundada em 1483, a povoação da Calheta desenvolveu-se sobretudo devido ao seu Porto marítimo, bem próximo e de fácil comunicação com a Ilha Terceira, facilitando as trocas comerciais e de comunicação com o Arquipélago.

A vila encanta com o seu alvo casario, os seus escuros solos e rochas vulcânicas e o seu alvo casario, sobranceiro ao vasto oceano Atlântico, mantendo ao longo dos séculos a sua beleza e paz de espírito, num ambiente rural e tradicional, que tem sobrevivido às intempéries avassaladoras da Ilha, como o terramoto de 1757, ou o Levante do Mar de 1945.

Calheta orgulha-se da sua Igreja Matriz do século XVIII, rica em talha dourada, da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, da Igreja de Santo António também do século XVIII, do Império do Divino Espírito Santo, do típico edifício dos Paços do Concelho, ou do interessante Museu de São Jorge, instalado num bonito edifício do século XIX, dedicado à história e etnografia da bonita Ilha de São Jorge.
Locais como o Largo do Cais, que marcou o desenvolvimento económico da vila e da própria Ilha, ou o jardim Francisco de Lacerda, que proporciona aprazíveis momentos de lazer, enriquecem esta vila da Calheta.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!