Camacha
Informação
A vila situa-se numa zona da típica serrania Madeirense, por entre montes e vales, que lhe têm toldado o estilo de vida desde o início, rodeada de pequenas aldeias e lugares ou sítios e locais de grande valor natural como o Poiso e o Montado do Pereiro.
Desde os tempos de colonização que estas terras férteis ditaram a forte feição agrícola da região, que tem sido mantida até hoje, sendo ainda visíveis as várias Quintas da região, e os muitos legados rurais, como moinhos, as levadas, fontes, pontes entre tantos outros.
A Camacha é por muitos considerada como a capital cultural da Madeira, por manter viva as suas antigas tradições, nomeadamente no que toca aos coloridos e animados Grupos Folclóricos e Etnográficos, com todas as suas danças, saberes e cantares, e ao muito conceituado Artesanato, especializado nos mais variados objectos em vime, e nos bordados regionais.
A indústria de Vimes tem lugar sobretudo na vertente norte da Camacha, onde as capacidades agrícolas são bem menores. As oficinas dos artesãos situam-se ainda hoje, normalmente, junto às casas de habitação destes, onde se produzem objectos e peças que constituem hoje em dia uma imagem da própria Ilha da Madeira.
Camacha orgulha-se do seu património construído, com monumentos como as Igrejas Matriz, Nova e do Rochão ou a Capela de São José, mas também do seu encantador património natural, como pode ser observado nas agradáveis Levadas da Serra do Faial ou na dos Tornos.