Canas de Senhorim

7.4

Canas de Senhorim é uma bonita vila no concelho de Nelas, numa região rural de grande beleza natural, que encanta quem a visita.

Esta será uma região de antiga ocupação Humana, como atestam a Orca de Pramelas, e os vários vestígios arqueológicos que demonstram a ocupação Romana deste território, bem como os vestígios de ocupação do Calcolítico na Corujeira.

As referências à localidade vêm já desde o século XII, denotando a importância destes terrenos para a ocupação humana, que aqui desde cedo encontrou as características necessárias para a sua subsistência.
De encantadora feição rural, a região de Canas de Senhorim viu no último século um largo desenvolvimento no sector industrial, albergando a já finda Empresa Nacional de Urânio, muito famosa pela região.

As ruas de Canas de Senhorim mantêm o seu aspecto rural e pacato de outros tempos, saudadas pelas típicas casas Beirãs, de dois andares, graníticas, que atestam o passar dos anos incólumes e inconfundíveis.

A vila orgulha-se do seu Património, que tem na bela Igreja Matriz do século XVIII o seu maior enlevo, destacando-se também o frondoso Pelourinho reconstruído em 1935, e as várias casas senhoriais e brasonadas que existem pela região que demonstram a riqueza gerada pelos férteis solos ao longo dos séculos, como são exemplo a Casa e o Solar da Família Abreu Madeira, ou as da Família Visconde de Penalva

Muito afamadas são as festividades por alturas do Carnaval, numa tradição que conta com mais de 300 anos de festejos, alegria e tipicidade.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!