7.7

A entrada na Aldeia de S. Simão, no Concelho de Figueiró dos Vinhos, é extremamente fácil. Existe apenas uma rua onde se situam as habitações, que preservam a arquitectura original da Aldeia. A isto, juntamos um pequeno percurso a pé que, em 15 minutos, nos leva à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão e uma ribeira, a de Alge, uma Ermida com muitos séculos de História e de histórias, o verde das serras circundantes que nos conduzem à Serra da Lousã, o ar puro e a paisagem deslumbrante das Fragas de S. Simão.

O esforço dos particulares e da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos em preservar este local tem sido notório, tendo sido recompensado através da integração do Casal de S. Simão no Programa da Rede das Aldeias do Xisto. de que fazem parte actualmente 24 aldeias, espalhadas pelo território do Pinhal Interior, onde o visitante poderá encontrar locais de extraordinária beleza natural, um rico património cultural e muitas ofertas de lazer.

Implantado no cume da aldeia está em funcionamento, desde Novembro de 2009, o Restaurante “Varanda do Casal”. Ali poderá encontrar a gastronomia regional e um afecto que aliado à magnífica vista sobre a Aldeia, lhe transmitirá uma sensação de plena tranquilidade.

A Loja de Aldeia merece uma visita. Imbuída do espírito subjacente à Rede das Aldeias do Xisto, a Loja de Aldeia do Xisto é um espaço de venda de produtos regionais e locais de qualidade (queijo, o vinho, as ervas aromáticas, as infusões, a doçaria regional) e merchandising das Aldeias do Xisto.

O percurso pedestre de pequena rota, circular, a começar e a terminar na Aldeia do Casal de S. Simão, aproveita a deslumbrante paisagem que rodeia esta região. Este Percurso passa pelas Fragas de S. Simão e pela sua praia fluvial, por entre levadas e moinhos que ladeiam a Ribeira de Alge e a Ribeira do Fato e pelas povoações do Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda, onde ainda subsistem mantos da flora original da região.

( O Guia da Cidade agradece à Câmara de Figueiró dos Vinhos o fornecimento de conteúdos desta página )

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!