Castelo de Lagos

Lagos

Descrição

A região de Lagos foi ocupada por povos desde a pré-história, supondo-se que as defesas da cidade de Lagos, tiveram início com os romanos, depois ocupada por visigodos e muçulmanos.

 No âmbito da Reconquista Cristã da Península, D. Sancho I conquistou Lagos por volta de 1189, mas os muçulmanos voltariam a toma-la e só no reinado de D. Sancho II, seria definitivamente recuperada aos árabes.  

Lagos teve um papel importante nos período dos descobrimentos portugueses, daqui partiram, em 1419, as naus que descobriram a Madeira, em 1427, para a descoberta do dos Açores e em 1434, partiu de Gil Eanes, para dobrar o cabo Bojador, mas também em 1415, saiu a expedição para a conquista de Ceuta e em 1458 e 1472, para a conquista de Alcácer-Ceguer, Arzila e Tânger.  

Por volta de 1642, durante a Guerra da Restauração, foram reforçadas a defesas do castelo, cuja estrutura viria a ser muito afectada pelo terramoto de 1755. O sistema defensivo de Lagos, com poucos vestígios da fortificação medieval, está classificado como Monumento Nacional.


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
CastelosMonumentosMonumento