Castelo de Veiros

Estremoz

Informação

Veiros passou para as mãos portuguesas em 1217, no reinado de D. Afonso II, no seguimento da reconquista cristã da península Ibérica, aos árabes, sendo de acreditar que a ocupação humana desta região já existisse, pelo menos, desde o tempo dos romanos.

 

D. Afonso II, terá entregue estas terras à Ordem de Avis, levantando-se a dúvida de se o castelo foi edificado nesta época, ou apenas melhorado, todavia é no reinado de D. Dinis, em 1308, que se constrói a Torre de Menagem, conforme inscrição no interior do castelo.

 

Já no reinado de D. João III, o terramoto de 1531, causou muitos danos na fortificação, tendo que ser reconstruído. Durante a Guerra da Restauração, na sequência de um ataque, o paiol situado na Torre de Menagem explodiu, reduzindo-a a escombros.

 

O castelo está classificado como Imóvel de Interesse Público, do conjunto destaca-se a chamada Torre do Relógio e no seu interior está a Igreja Matriz, datada de finais do século XVI, que terá substituído uma outra do século XIII.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.3Bom15 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma