Descrição

Castelo de Vide é uma bonita Vila alentejana, sede de concelho, localizada numa colina da Serra de São Mamede, num local bafejado pela beleza.
O casario branco florido da Vila que sobe e desce a colina, encimado pelo Castelo, cruza-se com anos de história e ocupação bem remota, uma vez que na zona existem diversos legados megalíticos, como o Menir da Meada.
Castelo de Vide, pela beleza que orgulhosamente exibe, com uma vegetação rica, é conhecida por “Sintra do Alentejo”, tal é o seu encanto e esplendor, uma das localidades mais românticas da região Alentejana.

Diversos são os monumentos e locais da interesse da vila, destacando-se o alto do seu Castelo e os bonitos panoramas, mas também a “Judiaria”, um dos exemplos mais importantes e bem preservados da presença judaica em Portugal, remontando ao século XIII, preservando-se aqui igualmente um dos maiores espólios de arquitectura civil do período gótico. A Judiaria ainda preserva a Sinagoga, as janelas e portas ogivais das habitações e as portas da oficina ou comércio, algumas decoradas com símbolos profissionais.
Na majestosa Praça D. Pedro V encontra-se a Igreja de São João Baptista, o Hospital, instalado na casa onde nasceu o estadista Mouzinho da Silveira, a igreja Matriz e a Câmara Municipal e entende-se o encanto da Vila, pintada de branco e embelezada por várias casas senhoriais e brasonadas que respiram história.
Próximo, e a não perder, é o Monte onde se situa a Capela de Nossa Senhora da Penha e de onde tem uma outra perspectiva da vila.

Castelo de Vide é uma vila alentejana de tradições bem mantidas, bem orgulhosa das suas festas populares, muito acarinhadas e intensamente vividas pela população local, como acontece na Páscoa e no Carnaval.
A Gastronomia do concelho é também rica e tradicionalmente Alentejana, merecendo destaque pratos como o Sarapatel (prato elaborado com as vísceras de borrego ou cabrito), o ensopado de cabrito ou as migas com entrecosto, assim como os variados licores produzidos na região.

Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
vilaconcelhoarqueologiamegalitismojudiaria