Catedral de Évora

Évora

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Catedral de Évora

Largo do Marquês de Marialva(Évora) Telef: 266 769 800

Descrição

Fundada em 1186 e consagrada em 1204, a Sé Catedral de Évora, dedicada a Santa Maria, é a maior catedral medieval do país, e um incomparável exemplar da arquitectura de transição romano-gótica.
A um primitivo templo construído entre 1186 e os primeiros anos do século XIII, sucedeu-se o grandioso monumento que hoje existe, resultado essencialmente de duas notáveis campanhas da Baixa Idade Média.
Tem planta de estilo românico, com estrutura e decoração góticas, estilo bem visível nas abóbadas e nos arcos ogivais.
O portal é um dos mais impressionantes exemplares góticos portugueses. É ladeado por estátuas dos apóstolos, da autoria de Mestre Pêro, também autor das esculturas do claustro e da capela do fundador, espaço funerário do bispo D. Pedro IV, encomendador destes trabalhos.
É ainda de realçar a Capela de Nossa Senhora da Piedade, ou do Esporão, do século XVI, com portal tardo-manuelino de mármore e retábulo maneirista.
O coro alto, também do século XVI, conserva o cadeiral renascença e um orgão da mesma época e estilo.
De destacar também a torre-lanterna, com corpo de planta octogonal, encimado por janelas góticas e coroado por uma agulha coberta de escamas de pedra.
A Sé inclui um Museu de Arte Sacra com um riquíssimo espólio nos domínios da paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria.

O terraço da Catedral é o ponto mais alto da cidade com uma grande vista panorâmica. Daí se avista toda a cidade, seja a cidade histórica dentro das muralhas, com todo o seu património, seja a cidade nova constituída por vários bairros em toda a volta. Além disso, há um vasto horizonte em que pode ver-se a extensa planície e algumas localidades históricas, como Arraiolos, Evoramonte e nos limites as Serras de Ossa, a norte e a de Portel, a Sul. Uma visita obrigatória para se conhecer bem a cidade de Évora.

 A Catedral é um dos ex-libris da cidade, classificada pela UNESCO como “Património da Humanidade”.

Abre às 9.00 horas

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
CatedraisIgrejasIgrejaMonumentoMonumentos