Catedral de Évora

Évora

Catedral de Évora

Largo do Marquês de Marialva(Évora) Telef: 266 769 800
Faça a sua primeira viagem e ganhe 5€ com o código GUIADACIDADE

Descrição

Fundada em 1186 e consagrada em 1204, a Sé Catedral de Évora, dedicada a Santa Maria, é a maior catedral medieval do país, e um incomparável exemplar da arquitectura de transição romano-gótica.
A um primitivo templo construído entre 1186 e os primeiros anos do século XIII, sucedeu-se o grandioso monumento que hoje existe, resultado essencialmente de duas notáveis campanhas da Baixa Idade Média.
Tem planta de estilo românico, com estrutura e decoração góticas, estilo bem visível nas abóbadas e nos arcos ogivais.
O portal é um dos mais impressionantes exemplares góticos portugueses. É ladeado por estátuas dos apóstolos, da autoria de Mestre Pêro, também autor das esculturas do claustro e da capela do fundador, espaço funerário do bispo D. Pedro IV, encomendador destes trabalhos.
É ainda de realçar a Capela de Nossa Senhora da Piedade, ou do Esporão, do século XVI, com portal tardo-manuelino de mármore e retábulo maneirista.
O coro alto, também do século XVI, conserva o cadeiral renascença e um orgão da mesma época e estilo.
De destacar também a torre-lanterna, com corpo de planta octogonal, encimado por janelas góticas e coroado por uma agulha coberta de escamas de pedra.
A Sé inclui um Museu de Arte Sacra com um riquíssimo espólio nos domínios da paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria.

O terraço da Catedral é o ponto mais alto da cidade com uma grande vista panorâmica. Daí se avista toda a cidade, seja a cidade histórica dentro das muralhas, com todo o seu património, seja a cidade nova constituída por vários bairros em toda a volta. Além disso, há um vasto horizonte em que pode ver-se a extensa planície e algumas localidades históricas, como Arraiolos, Evoramonte e nos limites as Serras de Ossa, a norte e a de Portel, a Sul. Uma visita obrigatória para se conhecer bem a cidade de Évora.

 A Catedral é um dos ex-libris da cidade, classificada pela UNESCO como “Património da Humanidade”.

Abre às 9.00 horas

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
CatedraisIgrejasIgrejaMonumentoMonumentos