Celorico da Beira
Informação
Vários vestígios de ocupação humana desde remotos períodos existem na região, não existindo contudo consenso na sua cronologia, sabendo-se contudo que algumas vias viárias Romanas existiam em Celorico da Beira, construídas entre o século I a.C e o IV d.C..
Celorico da Beira teve um papel preponderante na defesa contra as investidas castelhanas e muçulmanas durante a Idade Média. Devido à sua importância estratégico-militar, a povoação foi várias vezes disputada por Castelhanos e Portugueses, tendo integrado os dois reinos alternadamente. Assim, Celorico da Beira, em conjunto com Trancoso e Linhares, formava um poderoso triângulo defensivo da Beira.
O Castelo é testemunho destes tempos, em estilo românico-gótico, corresponde à Cidadela, mas todo o centro histórico respira este ambiente medieval, com as suas casas graníticas com portais góticos, janelas manuelinas, gárgulas e mísulas salientes nas paredes.
A Igreja da Misericórdia, em estilo barroco-joanino demonstra o fervor religioso beirão, neste local abençoado pela natureza, onde se encontram paisagens idílicas, possibilitando as condições necessárias para a produção de um dos mais famosos produtos da região: o Queijo. De facto, Celorico da Beira é também conhecida como a “Capital do Queijo da Serra da Estrela“, tendo já o Rei D. Dinis, em 1287, criado o primeiro mercado de queijo de Celorico da Beira, que hoje em dia se realiza à 3a feira, de Dezembro a Maio.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única