8.3

Situada a cerca de 550 metros de altitude, banhada pelo bonito Rio Mondego, no sopé da Serra da Estrela, Celorico da Beira é uma histórica vila da Beira Alta, sede de um município predominantemente rural.
Vários vestígios de ocupação humana desde remotos períodos existem na região, não existindo contudo consenso na sua cronologia, sabendo-se contudo que algumas vias viárias Romanas existiam em Celorico da Beira, construídas entre o século I a.C e o IV d.C..
Celorico da Beira teve um papel preponderante na defesa contra as investidas castelhanas e muçulmanas durante a Idade Média. Devido à sua importância estratégico-militar, a povoação foi várias vezes disputada por Castelhanos e Portugueses, tendo integrado os dois reinos alternadamente. Assim, Celorico da Beira, em conjunto com Trancoso e Linhares, formava um poderoso triângulo defensivo da Beira.
O Castelo é testemunho destes tempos, em estilo românico-gótico, corresponde à Cidadela, mas todo o centro histórico respira este ambiente medieval, com as suas casas graníticas com portais góticos, janelas manuelinas, gárgulas e mísulas salientes nas paredes.
A Igreja da Misericórdia, em estilo barroco-joanino demonstra o fervor religioso beirão, neste local abençoado pela natureza, onde se encontram paisagens idílicas, possibilitando as condições necessárias para a produção de um dos mais famosos produtos da região: o Queijo. De facto, Celorico da Beira é também conhecida como a “Capital do Queijo da Serra da Estrela“, tendo já o Rei D. Dinis, em 1287, criado o primeiro mercado de queijo de Celorico da Beira, que hoje em dia se realiza à 3a feira, de Dezembro a Maio.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!