Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota

8.8

O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é um projecto que inclui a remodelação quase total do antigo Museu Militar de São Jorge, instalado no Campo de São Jorge, onde se travou a Batalha de Aljubarrota, entre portugueses e castelhanos, em 14 de Agosto de 1385.

Além da construção do Centro de Interpretação, a intervenção incluiu trabalhos arqueológicos e de recuperação paisagística do Campo de São Jorge. O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota desenvolve-se por três núcleos e a sua imagem de marca é a forte componente multimédia.

O primeiro núcleo inclui um enquadramento histórico da batalha de Aljubarrota, visualizado através de uma vala arqueológica, vestígio da batalha, de um friso cronológico, suportado por um conjunto de cinco ecrãs plasma e que assume a forma de um jornal electrónico do século XIV.

No segundo espaço, o visitante tem a oportunidade de assistir, durante 30 minutos, a um espectáculo inédito, onde se conjugam filme, imagens, som, luzes e efeitos especiais, produzidos numa escala monumental e que descreve com rigor a Batalha de Aljubarrota.

Já o terceiro núcleo do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota apresenta e descreve factos associados à batalha e à sua época, o material em exposição ajuda o público a interpretar factos históricos relevantes, como as armas utilizadas, os ossos dos combatentes, as tácticas militares utilizadas e a actuação dos principais protagonistas.

Serviços educativos, que transportarão os visitantes para outros temas da época medieval, um restaurante e uma loja completam o Centro de Interpretação, cujo espaço envolvente, o palco da Batalha de Aljubarrota, poderá igualmente ser fruído pelo visitante.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!