Cervejaria Trindade

Lisboa - Lisboa
Site

Informação

Considerada a mais bela e antiga Cervejaria de Portugal, a Cervejaria da Trindade é famosa pela sua bebida, comida e localização. Situada em pleno Bairro Alto, num antigo Convento da Santíssima Trindade, fundado em 1294 pelos Frades Trinos da Redenção dos Cativos, assim designados por ser sua vocação resgatar os prisioneiros aos Mouros.

O edifício do Convento da Santíssima Trindade foi adquirido após a extinção das ordens religiosas, em 1836, e no espaço do refeitório ganhou lugar a Fábrica de Cerveja da Trindade. Aos poucos o espaço foi crescendo e desenvolvendo, transformando-se na mais afamada cervejaria da cidade.

Os seus painéis de azulejos datados de 1863, “Ferreira das Tabuletas”, de autoria de Luís Ferreira, são já importante imagem do próprio espaço, que tem sofrido ampliações e renovações. Igualmente apreciadas são as paredes decoradas com painéis em mosaico de pedra pequeno de autoria de Maria Keil, inspirados na fantástica calçada Portuguesa.

Hoje em dia o espaço conta com várias salas, incluindo uma Galeria de Arte e uma muito aprazível e frequentada esplanada, estando considerado desde 1997 como Património Cultural de relevo da cidade de Lisboa.


O espaço da Trindade foi alvo de uma extensa remodelação e separa-se agora em duas áreas: o Restaurante para uma experiência mais completa e a Petiscaria com um ambiente mais informal e uma cozinha de petiscos a condizer.

O menu da Trindade foi também revisitado e renovado. Com a assinatura do chef Alexandre Silva, mantêm-se os originais Bife à Trindade, Brás de Bacalhau e Mariscos. E juntam-se as novidades para partilhar: Paleta de Borrego, Cataplana de Peixe e Marisco e Polvo Assado no Carvão. Para petiscar a Trilogia de Queijos ou Charcutaria, o Mexilhão à Trindade e o Croquete da casa são algumas das opções. Para sobremesa, o Pudim de Cerveja ou o Arroz-Doce Queimado com Compota de Limão. Como de costume também estão presentes as cervejas artesanais Trindade. Segundo o chef Alexandre Silva “na Trindade servem-se pratos e petiscos originais de uma cozinha em bruto com ingredientes de grande qualidade, mas de confeção simples, saborosa e bonita”. 

Os interiores foram concebidos pelo Atelier de Arquitetura Ana Costa. Para a arquiteta “intervir na Trindade é um exercício de humildade - no sentido de respeito pela sua história”. O espaço foi requalificado na sua escala “conventual”, restaurando os elementos que o caracterizavam e adaptado a uma vivência mais dinâmica, simples e confortável. As abóbodas originais, o espaço do claustro e os detalhes das cantarias foram recuperados. Todas as obras Keil do Amaral, frescos, azulejos e obras de arte mais emblemáticas da Trindade foram restauradas e mantidas.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.8

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma