Cervejaria Trindade
Informação
O edifício do Convento da Santíssima Trindade foi adquirido após a extinção das ordens religiosas, em 1836, e no espaço do refeitório ganhou lugar a Fábrica de Cerveja da Trindade. Aos poucos o espaço foi crescendo e desenvolvendo, transformando-se na mais afamada cervejaria da cidade.
Os seus painéis de azulejos datados de 1863, “Ferreira das Tabuletas”, de autoria de Luís Ferreira, são já importante imagem do próprio espaço, que tem sofrido ampliações e renovações. Igualmente apreciadas são as paredes decoradas com painéis em mosaico de pedra pequeno de autoria de Maria Keil, inspirados na fantástica calçada Portuguesa.
Hoje em dia o espaço conta com várias salas, incluindo uma Galeria de Arte e uma muito aprazível e frequentada esplanada, estando considerado desde 1997 como Património Cultural de relevo da cidade de Lisboa.
O espaço da Trindade foi alvo de uma extensa remodelação e separa-se agora em duas áreas: o Restaurante para uma experiência mais completa e a Petiscaria com um ambiente mais informal e uma cozinha de petiscos a condizer.
O menu da Trindade foi também revisitado e renovado. Com a assinatura do chef Alexandre Silva, mantêm-se os originais Bife à Trindade, Brás de Bacalhau e Mariscos. E juntam-se as novidades para partilhar: Paleta de Borrego, Cataplana de Peixe e Marisco e Polvo Assado no Carvão. Para petiscar a Trilogia de Queijos ou Charcutaria, o Mexilhão à Trindade e o Croquete da casa são algumas das opções. Para sobremesa, o Pudim de Cerveja ou o Arroz-Doce Queimado com Compota de Limão. Como de costume também estão presentes as cervejas artesanais Trindade. Segundo o chef Alexandre Silva “na Trindade servem-se pratos e petiscos originais de uma cozinha em bruto com ingredientes de grande qualidade, mas de confeção simples, saborosa e bonita”.