Chafariz d´ El Rei

Capo das Cebolas - Lisboa

Informação

Lisboa: Cruzeiro pelo Rio Tejo ao Pôr do Sol com Bebidas

Este pitoresco chafariz, também designado por chafariz nº18, fica localizado no Largo do Terreiro do Trigo, às portas do típico bairro lisboeta de Alfama.

Pensa-se que a origem do Chafariz d'El-Rei remonta a tempos muçulmanos pois é certamente um dos mais antigos chafarizes da cidade.

A sua fisionomia foi sendo alterada ao longo dos séculos resultante das diversas obras de que foi alvo. No reinado de D. Afonso II é chamado Chafariz de São João da Praça dos Canos e é a partir do reinado de D. Dinis que passa a ser designado por Chafariz d'El-Rei.

No século XVI o chafariz era um recinto com muro, estando por baixo de três arcadas sobre colunas ornadas com o escudo régio e duas esferas armilares. O seu aspecto actual obteve-o no século XIX. Este chafariz inicialmente tinha três bicas, depois passou a ter seis e por fim passaram a nove.

Sendo o chafariz mais importante da cidade presenciou muitos motins e desacatos e até mortes, impondo-se a regulamentação da sua utilização pelo Senado, tendo sido estipulado que cada bica teria um destinatário: uma era para os negros forros, outra para os moiros das galés, outra para as moças brancas, outra para os homens brancos, outra para as índias, pretas, escravas e lacaios.

No século XIX este Chafariz tinha nove bicas, dez Companhias de Aguadeiros, dez capatazes, trezentos e trinta aguadeiros e dois ligeiros.

Mapa

Avaliação

6.0Normal14 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma