8.4

Localizado na bonita freguesia de Alpendurada e Matos, no lindíssimo concelho de Marco de Canaveses, o Convento de Alpendurada é uma histórica construção sobranceira ao maravilhoso rio Douro, numa zona de grande beleza natural, com tanto para contar.

Muito antes da formação da nacionalidade Portuguesa, este era já um local de passagem de peregrinos que rumavam a Santiago de Compostela e a Roma, sendo também um importante local de passagem de bens e comércio, com a presença do importante rio Douro.
O Convento terá sido fundado no século XI, servindo a Ordem Beneditina, mantendo ainda hoje as celas dos monges a austeridade de outros tempos, embora que num enquadramento bem diferente do então.
Hoje em dia, esta bonita construção está transformada numa unidade de turismo de luxo, oferecendo diversos serviços, mas enquadrando o valor patrimonial e traça original.

O Convento terá sofrido trabalhos de restauro nos séculos XVII e XVIII, contudo ainda mantém muitos dos seus traços Românicos de grande beleza e importância, como na cozinha medieval, onde hoje se organizam ceias medievais.

Vale a pena conhecer esta lindíssima construção situada num local idílico de grande beleza, entre uma zona de floresta e o fantástico rio Douro, respirando história e paz de espírito.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!