Convento de São Francisco

9.3

O Convento de São Francisco alberga hoje em dia o prestigiado Museu de Angra, estando situado no centro da magnífica cidade de Angra do Heroísmo, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

O actual templo foi erigido por volta de 1663, substituindo o anterior que terá sido construído cerca de 1474, necessitando-se nessa altura de um espaço maior e com mais condições, dado o próprio crescimento da cosmopolita Angra do Heroísmo.

Inaugurado em 1672, o novo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Guia apresenta linhas austeras, de dois andares, situando-se no primeiro andar as celas, a biblioteca e o gabinete do provincial, e no piso térreo a sala do capítulo, os granéis, o refeitório e a cozinha.
Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, o Mosteiro passa a servir como Liceu, instalando-se aqui em 1969 o importante Museu de Angra.

O interior é rico, ostentando bonitos painéis de azulejos, importantes retábulos, diversas esculturas e mobiliário de jacarandá. Na Igreja estão sepultados João Vaz Corte-Real, descobridor da Terra Nova e Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, a par de outras personalidades ilustres que marcaram a Ilha Terceira.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!