8.1

O Cromeleque de Xarez representa um dos mais interessantes exemplares do megalitismo em território Português.
Pensa-se que este conjunto megalítico seja datado de cerca de inícios de 4.000 a.C a 3.000 a.C, sendo constituído por 55 menires de cerca de 1,20 a 1,50 metros, alguns de configuração fálica, outros de forma almendrada, dispostos em torno do um grande Menir central de configuração fálica, com uns 4,50 metros de altura e cerca de 7 toneladas de peso.
Quando foram encontrados e classificados, e com vários estudos efectuados, procedeu-se à sua reconstituição, uma vez que os monólitos estavam dispersos devido a trabalhos agrícolas.
Devido à subida das águas com a construção da Barragem do Alqueva, o cromeleque do Xerez, teve de ser transferido da Herdade do Xerês de Baixo, onde se encontrava, para junto do Convento da Orada.


Curiosidade… Cromeleque é o conjunto de diversos Menires agrupados em um ou vários círculos, em elipses, em rectângulos, em semicírculo ou mesmo sem ordem aparente.
São monumentos da pré-história, associados ao culto dos astros e da natureza, considerados um local de rituais religiosos e de encontro tribal.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!