Distrito da Guarda

0.0

O Distrito da Guarda encontra-se localizado, maioritariamente, na Região da Beira Interior, e com os concelhos de Meda e Vila Nova de Foz Côa, na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O seu território é muito montanhoso, formado por elevações a diversas altitudes, atingindo a sua altura máxima na Serra da Estrela (1991 metros) que pelas suas características é hoje o principal chamariz turístico da região.
No Inverno, as suas serras cobrem-se de neve e no Verão transformam-se em verdes matas. Por entre estas montanhas correm os rios Zêzere, Douro e o Mondego.
Além das diversas igrejas existentes por todo o distrito, nele se destacam o conjunto artístico de Malhada Sorda, em Almeida, onde as pinturas coabitam com o granito; as muralhas medievais de Castelo Mendo (século XIII) e a Praça e Vila de Almeida (ambos no concelho de Almeida), contempladas com o projecto piloto - "Aldeias Históricas de Portugal".
Ressaltam ainda no distrito de Guarda, outros elementos classificados como Imóveis de Interesse Público: a Anta ou Orca de Cortiçô, em Fornos de Algodres e o troço de Calçada Romana dos Galhardos, em Gouveia.
Situada numa das encostas da Serra da Estrela, Guarda é a cidade mais alta de Portugal com 1.056 metros de altitude. Guarda, um hino ao granito, é chamada a cidade dos cinco F's - Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Possui um vasto património cultural e arquitectónico. A cidade tem vários monumentos arquitectónicos, na sua maioria situados no centro histórico: a Sé Catedral da Guarda, a Torre de Menagem (castelo), Judiaria da Guarda, etc...
Um passeio à Lagoa Comprida e ao planalto da Torre para deslizar na neve, uma visita à aldeia do Sabugueiro – a mais alta de Portugal – e a Seia, cidade de origem antiga, onde a pastorícia e o fabrico do queijo continuam a ser actividade principal, têm que constar obrigatoriamente no roteiro de quem visita a Serra da Estrela.
Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é um dos seus principais atractivos. O famoso queijo de ovelha da Serra da Estrela é o produto mais importante da região. As variedades de Pão, pão de mistura, de centeio, brôa de milho, acompanham a refeição ou o Queijo da Serra. Destaque-se ainda o Caldo de Grão, Bacalhau ou Polvo à Lagareiro, o Cabrito Assado e o Arroz Doce. Acompanham os vinhos da região, Dão e Lafões.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!